Página Inicial -> Notícias -> Miniempresa

Miniempresa

Alunos do Câmpus Itumbiara conquistam quatro troféus no Programa Miniempresa

Gestores do Câmpus e equipe da The Wallet comemorando a premiaçãoVitória multiplicada por quatro! Assim podemos descrever a sensação dos jovens empreendedores da The Wallet ao receberem quatro dos seis troféus entregues na noite de premiação do Programa Miniempresa. Idealizada por alunos do técnico integrado do IFG Câmpus Itumbiara, a miniempresa de carteiras mágicas foi a que mais se destacou entre as participantes do programa. O evento aconteceu ontem, 14 de dezembro, e foi organizado pela Junior Achievement Goiás.

Bastante emocionado, o presidente da The Wallet, Guilherme Henrique de Souza (estudante do 2º ano de Eletrotécnica) comentou que era uma “sensação inexplicável” a que ele estava sentindo, e que todas as vezes em que se levantou para buscar um troféu ouviu mensagens positivas e de felicitações dos colegas próximo a ele. Guilherme mencionou também que os objetivos da turma foram alcançados, e, se referindo à equipe, afirmou que o prêmio é de todos que participaram do projeto, e que ele “sozinho não teria conseguido nada”, que todos são campeões. Guilherme estava bastante orgulhoso do mérito da equipe

O paraninfo da turma, Julio Cesar França Franco, incentivou todos os empreendedores do programa, e foi enfático ao dizer que “as gerações antigas foram educadas para serem empregados”, e que hoje os jovens são educados a serem empreendedores, ou seja, é uma outra mentalidade. Julio Cesar disse ainda que os estudantes devem aproveitar as oportunidades, realizar suas tarefas da melhor forma possível, e lembrarem sempre de que são “únicos e originais”, cada qual com suas habilidades.

Confira as categorias que receberam troféus e seus respectivos ganhadores:
Melhor Relatório Final (avaliou-se redação, conteúdo, planilha, criatividade, etc): The Wallet
Maior Faturamento (totalizando R$ 2.400): The Wallet
Maior rentabilidade (miniempresa atingiu 191,28% de rentabilidade das ações): The Wallet
Equipe empreendedora (melhor pontuação ao longo do Programa em vários quesitos): The Wallet
Negócio Sustentável: Valent Green e Food Crock
Produto Destaque: Valent Green

Escolas Participantes

MINIEMPRESA

PRODUTO

Instituto Francisco de Assis

Food Crock S.A/E

Panela de Barro

Escola Sesi/Senai

Taverna Gold S.A/E

Adega

Instituto Federal de Goiás – Câmpus Itumbiara

The Wallet S.A/E

Carteira Mágica

Col. Est. Polivalente Dr. Menezes Junior

Valent Green S.A/E

Horta Sustentável

Além dos troféus, outros certificados foram entregues durante a premiação. Pelo Câmpus Itumbiara, Nicole de Paula Borges recebeu o certificado de melhor vendedora, Ana Clara Barbosa Ferreira, certificado de melhor achiever (empreendedora) e a diretora-geral, Aline Silva Barroso, o certificado de escola participante.

Programa Miniempresa
Empreendedores, colaboradores e voluntários do programa também prestigiaram o eventoO programa aplica conceitos do mercado empresarial a alunos do 2º ano do ensino médio, ao longo de 15 encontros semanais. Os jovens são acompanhados por profissionais das áreas de RH, marketing, finanças e produção, além de voluntários, que compartilham dicas sobre como produzir e comercializar determinado produto. Ao final do projeto, o lucro é dividido entre os acionistas, e os impostos recolhidos são doados a uma instituição beneficente escolhida pelos jovens empreendedores.

Junior Achievement
Surgiu nos Estados Unidos em 1919, e atualmente está presente em mais de 120 países. No Brasil, a Instituição oferta “programas de educação econômico-prática e experiências no sistema de livre iniciativa” por meio de parcerias com empresas financiadoras do projetos, escolas e voluntários da classe empresarial.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara