Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Notícias -> Coral "Viva Feliz"

Coral "Viva Feliz"

Imprimir

Coral Viva Feliz se apresenta em evento nacional em Brasília

O Coral se apresentou em Brasília no dia 12 de dezembroApós sete horas de viagem sob forte chuva, os integrantes do Coral Viva Feliz chegaram à capital do país, Brasília. E o motivo da viagem de mais de 400km era mais que especial: a apresentação durante o XI Colegiado Nacional de Coordenadores de Saúde da Pessoa Idosa”.  E em paralelo ao colegiado, também ocorreram mais dois seminários: um de mapeamento de experiências exitosas e outro sobre cuidado ao idoso no contexto familiar. Entre os participantes dos eventos, estavam integrantes do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde e representantes de diversos estados e municípios.

A pesquisadora em saúde pública, Dália Elena Romero, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia da Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parabenizou os integrantes do coral pelo esforço da viagem e afirmou que a apresentação nutriu a “alma e a força” dos que ali estavam. A pesquisadora disse ainda que além dos aplausos, os integrantes do coral estavam recebendo “amores coletivos” de todos os que ouviram as canções.

Premiação
Prof. Amauri recebeu o certificado em nome da equipe do NasfE teve mais um importante motivo para a viagem: nesse mesmo evento, foi entregue ao idealizador do projeto Viva Feliz de Itumbiara, prof. Amauri Chaves, o certificado de premiação no “IV Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no Campo de Envelhecimento e Saúde da Pessoa”. Esse reconhecimento aconteceu em outubro deste ano, e a inciativa da premiação foi da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde em parceria com o ICICT Fiocruz. Eles mapearam atividades nas cinco regiões do País (veja aqui) e Centro-Oeste, entre os 31 trabalhos escolhidos, o projeto Viva Feliz foi o único selecionado em Itumbiara. 

Projeto
O Projeto Viva Feliz existe há quase sete anos e a realização das atividades fica a cargo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Itumbiara. Entre as ações promovidas, estão práticas de esporte, dança, canto, alfabetização, atividade física, jogos, terapia, palestras com profissionais da saúde, entre outros. As atividades acontecem com a colaboração de instituições de ensino, hospital da rede privada e uma academia de ginástica. De acordo com o prof. Amauri, o objetivo do projeto é “incentivar a prática de hábitos saudáveis” e fazer com que os idosos se sintam úteis à sociedade.   

Uma das integrantes do coral, Terezinha Machado Duarte, de 71 anos, estava muito feliz ao comentar que a participação no projeto “Viva Feliz” e no coral provoca uma sensação de bem-estar e eleva a autoestima dela, além de torna-la mais ativa e vaidosa. Dona Terezinha ainda fez questão de ressaltar que está no projeto desde o início e afirmou: “Hoje eu sou feliz! E sinto falta quando não posso participar”. Representantes de diversos órgãos nacionais prestigiaram a apresentação

O Coral Viva Feliz é uma das atividades do projeto para idosos. O grupo e existe há dois anos sob a regência da professora de Artes do IFG, Daniela Oliveira.  De acordo com a diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Silva Barroso, é muito importante essa parceria entre a Instituição e a Prefeitura na realização de ações que promovam o bem-estar da comunidade. Além de ser motivo de muito orgulho para o IFG ver o seu nome representado em um projeto com destaque nacional.

 

 



Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara