Página Inicial -> Notícias -> Libras

Câmpus Itumbiara forma turma do curso de Libras

Além dessa, outra turma concluirá o curso no próximo semestreNesta semana, uma turma de 15 alunos comemorou a conclusão do curso de extensão “Básico de Libras” – Língua Brasileira de Sinais. A cerimônia, que aconteceu no auditório do IFG Câmpus Itumbiara, foi acompanhada por duas interpretes de Libras, que fizeram a tradução simultânea de todo o evento. Outro destaque da noite foi o tema da cerimônia “Dois Mundos”, onde os organizadores se preocuparam em demonstrar por meio de vídeos, teatro e música que a união do universo dos ouvintes e dos surdos é plenamente possível.

No momento reservado às considerações, a coordenadora e professora do curso de Libras, Lucimar Alves de Oliveira, inicialmente saudou a plateia (em sua maioria ouvinte) em língua brasileiras de sinais. Após, ela traduziu o que disse e ensinou algumas saudações básicas na língua. Lucimar assim agiu para demonstrar ao público o quanto pode causar estranheza ou dificuldade conviver em um ambiente onde aqueles que estão à sua volta não se comunicam da mesma forma.

A professora também enfatizou que os surdos “querem fazer parte da sociedade não como deficiente, mas como diferente” e para isso é necessário que os ouvintes aceitem a língua e a cultura deles, e tenham o interesse de aprender a se comunicar em libras.

Uma das formandas, Juliana Medeiros Dantas, ex-aluna da Licenciatura em Química, disse ter feito o curso de extensão com o objetivo de se “relacionar melhor com os estudantes surdos” na escola onde leciona, e aperfeiçoar o conteúdo aprendido durante a disciplina de Libras na graduação. Outro formando foi o jovem Rai Oliveira Carrijo que é surdo. Com a ajuda de um intérprete, Rai explicou que gostou das aulas, da professora e que pôde aprender um pouco mais de libras com as aulas, apesar de já saber se comunicar por meio de sinais. Todos os colegas de curso aprenderam a se comunicar com Rai, que é surdo

O momento cultural da noite ficou por conta dos acadêmicos da Licenciatura em Química, que acompanhados pela professora Jakline Soares Borges dos Santos, interpretaram em libras a canção “Verdades do Tempo” de Thiago Brado. Em seguida, outra turma de libras (do curso ainda em andamento) fez uma apresentação teatral para mostrar a realidade dos surdos durante as compras num supermercado.  Na sequência, o grupo de concluintes interpretou uma adaptação da canção “Dois Mundos”.

Além da professora Lucimar, também compuseram a mesa diretiva da cerimônia, a diretora-geral do Câmpus, Aline Silva Barroso, e a gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão (Gepex), Blyeny Hatalita.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara